O SUJEITO LACANIANO NA OBRA DE BRUCE FINK - Cadastro Grupo de Estudo
- LAPP

- 16 de jan de 2023
- 1 min de leitura

Estão abertas as inscrições para o GRUPO DE ESTUDOS DE TEMAS PSICANALÍTICOS FREUD- LACANIANOS:
Conforme Fink (1998) é com J. Lacan que conheceremos uma teoria da subjetividade radicalmente nova, que contrariamente aos pós-estruturalistas de seu tempo, que procuravam descontruir e negar a própria noção de sujeito, Lacan acreditava que o conceito de subjetividade é indispensável, explorando assim, o que é ser um sujeito? Como alguém se torna um sujeito? Quais as condições responsáveis pelo fracasso em tornar-se um sujeito? E quais as ferramentas à disposição do analista para causar uma “precipitação de subjetividade”?
Desta forma, o objetivo da Oficina é apresentar um estudo da Obra de Bruce Fink, intitulada: “O Sujeito Lacaniano: Entre a linguagem e o gozo.”
Programação:
01. ESTRUTURA: ALIENAÇÃO E O OUTRO · Linguagem e alteridade · A natureza do pensamento inconsciente, ou como a outra parte ''pensa". 02. ESTRUTURA: ALIENAÇÃO E O OUTRO · A função criativa da palavra: o simbólico e o real. 03. PARTE 2: O SUJEITO LACANIANO · O sujeito lacaniano 04. O SUJEITO LACANIANO · O sujeito e o desejo do Outro · A metáfora e a precipitação da subjetividade 05. O OBJETO LACANIANO: AMOR, DESEJO, GOZO · Objeto (a): causa do desejo 06. PARTE 3: O OBJETO LACANIANO: AMOR, DESEJO, GOZO · Não existe a relação sexual 07. O ESTATUTO DO DISCURSO PSICANALÍTICO · Os quatro discursos · Psicanálise e ciência 08. POSFÁCIO E APÊNDICES · Posfácio · Apêndice 1:A linguagem do inconsciente · Apêndice2: Em busca da Causa





%20(1).png)



Comentários